Como Cuidar: Pré Lavagem

Posted on
como cuidar

Já que o assunto é cabelo resolvi comentar com vcs sobre a tal pré lavagem que é uma mão na roda principalmente para quem tem cabelo oleoso como o meu ou usa muitos produtos sem enxague.

Quando fazemos qualquer tipo de química, devemos usar produtos específicos, porém o fio muda só que o couro cabeludo não.

No meu caso uso tintura/descoloração desde os 12 anos, logo meu cabelo que era “todo oleoso” continua assim na raiz, mas o comprimento e pontas ressecaram.

Sempre ficava na dúvida se deveria usar produtos para cabelos oleosos ou tingidos, até que como leitora atenta do Eu Amo Cabelo descobri sobre essa tal pré lavagem (matéria muito bem feita sobre higienização aqui).

Agora passei a usar 2 shampoos, um neutro transparente para cabelos oleosos (pode ser qualquer transparente suave, mas não confundam com anti resíduos) e depois um específico para tratar os cabelos tingidos, assim com os cabelos limpos realmente aproveito muito mais o tratamento/finalização.

como cuidar
como cuidar

Como escolher:

Aqui se o seu cabelo é oleoso deve procurar um shampoo neutro para cabelos oleosos, se for normal um shampoo neutro apenas, se for seco mas vira e mexe está opaco devido a quantidade de produtos sem enxague utilizados (comum para esse tipo específico) opte por um neutro como o normal.

Opções de shampoos neutros e para cabelos oleosos:

  • Neutros: Johnson, Neutro Flores e Vegetais, Cristal Clear da Kert, Cristalli da Nouvelle, Botânico da Payot e Vitalidade e Equilíbrio Seda.
  • Oleosos: Shampoo Neutro Palmolive, Drama Clean Herbal Essences e Pureza Refrescante da Seda.
shampoos_thumb
shampoos_thumb

Como fazer:

Cabelos oleosos- usar o pré shampoo na raiz e no comprimento

Cabelos mistos (raiz oleosa e comprimento seco)- usar o pré shampoo principalmente na raiz e aproveitar a espuma para as pontas.

Cabelos normais/secos: usar o pré shampoo neutro principalmente no comprimento.

Primeiro o shampoo transparente depois o de tratamento, que normalmente é perolado ou cremoso, pode parecer bobeira mas além dos tratamentos funcionarem melhor acaba com a opacidade dos fios que realmente ficam limpos.

Por isso que quando lemos no rótulo de shampoo para aplicar 2 vezes não é para gastar mais produtos e comprar novamente como muita gente pensa, hoje em dia a quantidade de produtos que usamos pós lavagem não é a mesma de antigamente por isso os cabelos precisam de uma higienização mais completa, mas ao invés de usar o mesmo podemos optar em usar diferentes para funcionar melhor no nosso caso específico (oleosos, mistos, normais e secos).

Nenhum cabelo realmente consegue ser tratado se estiver sujo.

Fazer as 2 lavagens evita inclusive que o cabelo “acostume” com os produtos, porque na verdade ele não enjoa assim, só está com o ativo desse produto em excesso.

*Obs. quem está com os cabelos muitos sensibilizados/fracos não deve fazer essa técnica.

Gravatar Image
Paulista com 26 anos completamente apaixonada por cosméticos, atualmente ruiva depois de um longo período loira, não sai de casa sem blush e viciada em seriados.